A Luz dos Aboim

22/09/2010

Salvé Campeões

Filed under: SLB — Etiquetas:, — Carlos @ 12:11

Confesso que estive a aguardar até agora que outros escribas deste blog escrevessem sobre o derby do passado sábado, dado que todos eles têm, inegavelmente, melhor e mais isenta capacidade de análise e  excelente qualidade de escrita. Como tal não aconteceu, por razões que convém apurar, mais tarde, aqui deixo as minhas breves impressões sobre o jogo. Chegámos cedo ao estádio, eu e mais 3 compagnons de route, a tempo de assistirmos ao aquecimento da equipa e à entrega pelo presidente da FPF da taça correspondente à conquista do 32º campeonato nacional de futebol, na época passada. Salvé Campeões! Quando vi a composição da equipa titular para o jogo, não consegui deixar de manifestar surpresa pela inclusão do César Peixoto no onze inicial. O desenrolar da partida viria todavia a dar razão à escolha do JJ, pois o César Peixoto cumpriu capazmente a função de lateral esquerdo. A consequente subida do Fábio Coentrão no terreno mostrou-se também eficaz, porque tirou iniciativa atacante ao adversário. Quanto ao jogo, foi totalmente dominado pela nossa equipa e o resultado 2-0, para as nossas cores, peca por escasso e é lisongeiro para os nossos adversários. Não teria sido estranho ganharmos por 3 ou 4 golos de diferença. Gostei muito da nossa equipa porque conseguiu pressionar os adversários logo que tentavam iniciar um ataque e dessa forma recuperámos muitas bolas e criámos inúmeras situações de perigo junto à área dos de alvalade. Achei que os nossos jogadores apresentaram melhor condição física em relação aos jogos anteriores e isso permitiu que jogassem a um ritmo mais elevado do do início da época. A nossa defesa esteve muito bem, Roberto incluído, o meio campo foi dominador, com o Javi Garcia em nítida subida de forma, e o ataque foi letal, embora tivesse perdido algumas oportunidades de marcar. O Cardozo marcou 2 golos e fez as pazes com os sócios benfiquistas e o Aimar e o Saviola, enquanto estiveram em campo, “fartaram-se de jogar à bola”. Os de alvalade apresentaram-se muito fraquinhos e sinceramente acho que não exagero se disser que não jogam nada. Não mostraram qualquer ideia de jogo. Deles, destaco apenas, negativamente, as frequentíssimas simulações de quedas para arrancarem faltas e sanções disciplinares para os nossos jogadores. De tão frequentes, não duvido que tenha sido alguma estratégia bacoca que lhes incutiram antes de nos defrontarem. Achei ridícula e uma impostura a análise feita no final do jogo pelo treinador deles. Típico discurso de e para lagarto ouvir.

Oscar Cardozo festeja o golo

Nem que lhas enfiem pelos olhos dentro conseguem aceitar as evidências. O Benfica é superior!

Quanto ao árbitro, achei-o manhoso e incompetente, como se temia. Não teve critério uniforme na aplicação das leis e no sancionamento disciplinar. Amarelou deliberadamente os nossos jogadores e não assinalou 2 grandes penalidades que poderiam ter permitido ampliar o resultado. Desta vez, a atitude da nossa equipa não deixou que a incompetência da equipa de arbitragem nos derrotasse.

Agora venha o marítimo, no próximo sábado.

Viva o Benfica, 32 vezes Campeão Nacional de Futebol.

Anúncios

3 comentários »

  1. Muito bem dito!

    Concordo plenamente. O Sportém não joga nada e nós fomos claramente superiores – os 2-0 pecam por escassos, como dizes. Foi pena termos falhado tantas oportunidades.

    Também senti grandes reservas quanto à utilização do Peixoto na esquerda da defesa, tal como o JJ havia feito na Supertaça (com péssimos resultados). E ainda hoje, apesar de o resultado não ter sido mau, julgo que não é a melhor opção – o Sportém é que não conseguiu utilizar isso a seu favor… O que ajuda a atestar bem da total falta de qualidade do futebol sportémguista. Infelizmente, e já o disse algumas vezes, acho que o Peixoto não é jogador para o Glorioso. Dizem que é polivalente, que joga em várias posições – o que acho é que joga mal em todas, não faz nenhuma bem!

    Bom, mas ganhámos e ele até nem se portou mal, verdade seja dita. O Cardozo fez as pazes com alguns sócios e provou como estando certos vários outros.

    Vitória justíssima! Venha o Marítimo! Viva o Glorioso!

    Comentar por BLA — 22/09/2010 @ 14:12

  2. Viva o Glorioso!

    A tua análise é a minha análise.

    Quanto ao Peixoto, de início cheguei a estar chateado com a opção, mas tenho de reconhecer que correu bem. Penso que não me engano muito se disser que com o Gaitán o jogo teria sido diferente, e não para melhor.

    Quanto ao Cardozo, limitou-se a fazer o que tem vindo a fazer desde que chegou ao Benfica: marcar muitos golos, uns de oportunidade e outros de pura classe. Pode não ser elegante nem rápido mas eu gosto muito dele.

    Só para acabar, este Sporting joga realmente muito pouco. Destaco o central que veio do CRAC, que deve ser o único defesa do campeonato português que não sabe que o Cardozão só se não puder é que não troca a bola para o pé esquerdo antes de chutar (lance da bola no poste), e a menina do meio campo, cujo futebol se limita a distribuir pancada até recuperar a bola (que não é sancionada porque em Portugal há uma lei que protege jogadores prevaricadores com menos de 50kg e 1,50m) e que imediatamente depois de recuperar a bola se atira para o chão e rebola com fartura e alguns guinchos de uma dor agoniante pelo meio. Que tristes…

    Viva o Glorioso SLB!!

    Comentar por kravi — 23/09/2010 @ 02:01

    • ehehe nem mais..a menina! eheheh

      Comentar por BLA — 23/09/2010 @ 12:53


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: