A Luz dos Aboim

30/09/2010

Péssimo

Filed under: SLB — ivo980 @ 14:15

O jogo de ontem a contar para a Liga dos Campeões, voltou a dar alguns sinais de uma fragilidade preocupante. Fragilidade mental, fragilidade física, e essencialmente no que concerne a opções vindas do banco. Mas vamos por partes:

Fizémos uma primeira parte de bom nível, sem deslumbrar mas com o controlo táctico e emocional do jogo, o Schalke pareceu-me sempre uma equipa essencialmente preocupada com o que poderíamos fazer ofensivamente, e apostada em lançamentos longos, um pouco ao jeito de “bola lá para a frente e pode ser que dê”. Todavia, como vem sendo habitual, não soubémos traduzir a supremacia em golos, sendo certo e sabido que a este nível, isso se revela fatal.

Depois veio o intervalo. E com este, uma mudança total de atitude, que em certos momentos me pareceu inclusivamente de algum desleixo, com quebras físicas evidentes, e, pior, lapsos de concentração inadmissíveis.

Continuo a bater na tecla Javi Garcia, já deveria ser evidente neste momento que este enorme jogador não pode acorrer a todos os fogos da lateral esquerda, direita, e ao centro. Não foi por acaso que ontem correu 12 km. Certamente que os meus caros consócios terão na retina vários lances de contra ataque dos alemães, em que o nosso meio campo defensivo tinha uma zona de 20 metros onde só havia relva. Um buraco enorme que o jovem madrileno não consegue cobrir sozinho.

Urge arranjar soluções que possam conferir o equílibrio necessário à equipa. E tal como foi (e muito bem) referido num post anterior, não me parece que tenham sido acauteladas algumas situações de forma eficaz. Continuo decepcionado com o Gaitán, não que não lhe reconheça talento, mas a sua falta de agressividade irrita-me profundamente. Continua a ser mais do que evidente que o Fábio rende mais a lateral, e como tal mais um jogador para a ala esquerda é essencial.

Falando de uma forma simplificada, parece-me que só comprámos tipos para jogar na zona central, muitos médios ofensivos e segundos avançados, e alas, nada.

Fiquei com a clara sensação que poderíamos perfeitamente ter arrecadado os três pontos, e que a equipa do ano passado o teria feito, seguramente. Mas a equipa do ano passado, está bom de ver, já não volta.

Despeço-me com uma nota positiva: a enorme exibição do Luisão.

Saudações.

3 comentários »

  1. Óptima análise! Focaste todos os pontos!

    Os golos falhados, o enorme buraco à frente da nossa área, a falta de agressividade do Gaitán, o não aproveitamento das arrancadas vindas de trás do Coentrão e a enorme exibição do Capitão (eu já votei…).
    Só acrescentaria a incrível capacidade que o Martins demonstrou em falhar passe atrás de passe.

    Aquela segunda-parte foi, realmente, má demais para ser verdade. Parece que recuámos uns anitos…

    Os “olés” que tive que ouvir enquanto o jogo acabava ainda ressoam na minha cabeça..que vergonha…

    Comentar por BLA — 30/09/2010 @ 14:28

  2. É isso mesmo.

    Grande Luisão, demasiados passes falhados, erros e muito pouca frescura física.
    Quanto ao Gaitán… concordo mas acho que o Salvio ainda fez menos!

    A derrota não me preocupa, sinceramente, vamos é ver quanto tempo o Cardozão vai estar de fora…

    Comentar por kravi — 30/09/2010 @ 15:12

  3. Mais uma excelente análise dum jogo mal perdido. Também não me conformo com a derrota contra uma equipa perfeitamente ao alcance da nossa.
    No domingo não podemos falhar desta maneira. Eu vou lá estar a apoiar!

    Comentar por Mr C — 30/09/2010 @ 18:51


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Site no WordPress.com.

