A Luz dos Aboim

21/10/2010

JJ isto não é a Liga Europa…

Filed under: SLB — Etiquetas: — ivo980 @ 00:15

Após a partida com o Lyon, fico com a mesma sensação que tive aquando da partida na Alemanha, com o Schalke. Entregámos o jogo ao adversário, e não fizémos tudo o que poderíamos ter feito.

Não vou repetir a conversa das lacunas tácticas, sobre as quais me debrucei na jornada anterior da Champions, mas não o faço só para não me repetir, porque os problemas foram exactamente os mesmos.

Sempre admirei a coragem do JJ na abordagem aos jogos, quer no discurso, quer na forma como a equipa se apresenta. Mas há uma linha muito ténue entre ser corajoso e ser burro, e entre ter um discurso confiante e ser fanfarrão. Acho que sem perder a garra que o caracteriza, o JJ devia ser mais cauteloso na forma como aborda os jogos da Champions, tanto no discurso, como na forma romântica/ingénua como escolhe a equipa.

Não me vou sentir diminuído se vir a minha equipa um pouco mais cautelosa e matreira a jogar em casa do Lyon, que possui uma excelente equipa, quiçá mais forte do que a nossa.

O intervalo comprova a minha teoria. Parece-me irresponsável a forma como o JJ (não) organizou a equipa, e não fosse o Roberto o resultado poderia ter sido bem pesado.

Obviamente continuamos com a passagem nas nossas mãos, mas é preciso entender que não estamos a jogar contra o Gent, ou o Levski de Sofia. Humildade e frieza recomendam-se.

Saudações.

Anúncios

2 comentários »

  1. Tal e qual.

    Se até à expulsão eu achei que era importante empatar a partida antes do intervalo, depois da expulsão o mais importante passou a ser gerir a posse de bola até ao intervalo chegar.

    E isto porque, naturalmente, o JJ ao intervalo teria oportunidade de montar uma equipa que desse a volta ao resultado em desvantagem. Dito isto, ver que a equipa voltou do balneário tal e qual como lá tinha entrado deixou-me muito pouco tranquilo.

    Parece-me consensual afirmar que, dos 4 médios que jogaram hoje, só um sabe defender, dois deles não aguentam 90 minutos e o quarto tem muito potencial mas só agora está a desabrochar (tirando a expulsão, gostei de o ver – gosto dele).

    Se jogar contra um Braga com estes 4 médios já pode ser problemático, fazê-lo em França, em casa de um Lyon que pode nem estar muito bem mas que na época passada chegou às meias-finais da Champions e só caiu aos pés do Bayern depois de eliminar, entre outros, o Real Madrid, denota algum excesso de confiança. Ora, pior que esta conjuntura, só esta mesma conjuntura mas a jogar com 10! E nem assim mudámos de estratégia.
    Ou isso ou fomos muito bem surpreendidos pelo Claude Puel. Não sei o que será pior.

    Notas finais:

    – Meter o Peixoto? Para quê?!

    – Eu tenho defendido o Jara e já me ouviram mais do que uma vez perguntar porque não se insiste mais nele, que me parece ser um bom jogador, muito lutador e não foi nada barato. Mas perder uma bola simples e virar as costas ao lance, principalmente quando estamos a perder e a jogar com 10, acho inadmissível. Se calhar há uma razão para ele não jogar.

    – Quem disse mal ou gozou com o Roberto do início da época deve estar com um melão de todo o tamanho. Parece outro e já não é o primeiro nem o segundo jogo em que faz defesas perto do impossível! Teve azar porque a bola acabou por entrar duas vezes, mas se não foram mais devemo-lo a ele.

    – Gostei de ver o Roberto, o Luisão, o Coentrão, o Gaitan, e até o Kardec no pouco jogo que teve nos pés.
    – Não gostei de ver o Saviola, o Maxi e o Peixoto.
    – O Martins e o Aimar, para mim, foram vítimas de uma estratégia que não é para eles! É certo que falharam demasiados passes (o primeiro golo é oferta do Martins), mas estar à espera que eles pressionem os defesas, ocupem as linhas de passe dos médios adversários e ainda fechem os respectivos corredores é de quem não os conhece! Obviamente, aos 70 minutos estavam os dois mais que rebentados.

    Comentar por kravi — 21/10/2010 @ 01:55

  2. Acertaram os dois na mouche! É tal e qual como dizem!

    Ao intervalo comentei com o Mr C (via telefone, que as distâncias são assim mesmo – difíceis de ultrapassar) que, com uma estratégia montada que passasse pela segurança defensiva primeiro e pelas rápidas saídas para o contra-ataque depois, ainda poderíamos empatar ou quanto muito perder pela margem mínima. E que, para isso, muito jeito nos daria o Dí Maria – verdadeiro animal de contra-ataque. Mas que, não tendo o Di Maria, o Fábio faria tão bem ou melhor o papel. Eram as minhas ilusões, ao intervalo…

    Tal não foi a surpresa quando, como diz o kravi, vejo a equipa voltar do intervalo montada exactamente da mesma forma com que tinha saído da 1ª parte! O JJ deu-lhes o jogo de bandeja! Entregou o meio-campo, que já estava sempre com um homem a menos, obrigando o Javi a fazer maratonas (uma vez mais), “ajudado” por um Aimar e um Martins com óbvia falta de características para fazer este trabalho; deixou as alas a descoberto, expondo os nossos laterais a impossíveis tarefas de marcação a 2 e 3 homens; e deixou dois atacantes lá na frente sem tocar na bola ou sequer recuar para fechar espaços… Ou seja, a expulsão de um homem obrigou-nos a jogar com 8 jogadores…

    Foi preciso eles chegarem ao segundo golo, para o JJ perceber que aquilo assim ia acabar em goleada! E, aí sim, tirar o Saviola e “fechar” um pouco o jogo a meio-campo. Equilibrámos, automaticamente, o jogo. E, não por coincidência, passámos a ver o Fábio muito mais integrado nas saídas para o ataque – aliás, sendo mesmo o principal impulsionador das mesmas!

    Foi um autêntico jogo de tiros nos pés: primeiro a escandalosa perda de bola do Martins, que origina o 1º golo; depois a escandalosa perda de bola do Gaitán, que origina uma falta parva e consequente expulsão (mesmo antes do intervalo!); e finalmente a completa irracionalidade de manter a estrutura altamente ofensiva de uma equipa que se encontrava em inferioridade numérica e sujeita a gravíssimas descompensações no meio-campo, ao invés de se tentar aproveitar armas de contra-ataque que, no ano passado, foram das mais eficazes que tivemos!

    Enfim, equívocos atrás de equívocos… Como diz o ivo980, a fanfarronice e bazófia do JJ até pode ser salutar (principalmente para consumo “interno”), mas algumas cautelas são altamente recomendáveis em jogos destes!

    Mais: as declarações do JJ, no final do encontro, em que diz que “perder por 2 não é a mesma coisa que perder por 3 ou 4”, porque “nos apuramentos, muitas vezes, os golos são cruciais”, irritaram-me profundamente! Para isso, tínhamos montado o tal esquema mais cauteloso na 2ª parte, saído em contra-ataque e, quiçá, só perder por 1-0 ou mesmo empatar o jogo!!

    Grande jogo do Fábio e do Roberto! Bom jogo do Capitão. O David Luiz parece andar amorfo e trapalhão… O Martins em jogos que acerte é absolutamente fantástico, mas quando está para não acertar, só faz porcaria! O Javi, coitado…até tenho pena dele…

    Última nota para as observações do kravi ao Jara: concordo em absoluto com a falta de entrega a alguns lances! Essa era a grande característica dele, segundo me lembro dos longínquos jogos da pré-época em que lhe foi dada oportunidade de se mostrar. Não percebo como é que um gajo destes entra num jogo destes, com a sua equipa com uma unidade a menos, e não se mata a trabalhar para fechar espaços, recuperar bolas, sair para o contra-ataque! Nós já só pedíamos entrega, pouco mais que isso… O Tottenham, também ontem à noite, esteve a levar 4-0 do Inter e, com menos 1 em campo, batalhando até ao final, perdeu pela margem mínima de 4-3……

    Comentar por BLA — 21/10/2010 @ 09:29


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: