A Luz dos Aboim

29/10/2010

Breve biografia do Luisão

Filed under: Biografias, SLB — Carlos @ 18:42

Na sequência de ter sido considerado o melhor jogador do mês de Setembro, pelos votantes do nosso blog, aqui vai uma brevíssima biografia e alguns apontamentos sobre o Luisão.



Anderson Luís da Silva, mais conhecido por Luisão, nasceu em 13 de Fevereiro de 1981, em Amparo, uma cidade do Estado de São Paulo, no Brasil.

É um defesa central com 1,92 m de altura e 90 Kg de peso que começou a carreira de futebolista profissional em 1999 no Clube Atlético Juventus, de São Paulo.

Em 2000 transferiu-se para o Cruzeiro Esporte Clube , de Belo Horizonte, no Estado de Minas Gerais, onde jogou até 2003.

Joga desde 2003 no Sport Lisboa e Benfica , sendo actualmente um dos capitães da equipa.

Luisão tem 42 internacionalizações e 3 golos marcados ao serviço da Selecção do Brasil.

Títulos conquistados

Pelo Cruzeiro :  Copa do Brasil em 2000 e 2003, Copa Sul-Minas em 2001 e 2002, Supercampeonato Mineiro em 2002, Campeonato Mineiro em 2003 e Campeonato Brasileiro em 2003.

Pelo Benfica : Taça de Portugal em 2003/4, Primeira Liga em 2004/5 e 2009/10, Supertaça Cândido de Oliveira em 2004/5 e Taça da Liga em 2008/9 e 2009/10

Pela Seleção Brasileira : Copa América em 2004 e Copa das Confederações em 2005 e 2009.

 

Recordo que, quando Luisão chegou ao Benfica em 2003, houve desconfiança por parte dos adeptos relativamente à sua qualidade como futebolista. No entanto, com trabalho, competência e dedicação, conseguiu desfazer por completo quaisquer dúvidas que pudessem continuar a existir quanto ao seu valor, sendo hoje um dos pilares da nossa equipa e um dos jogadores mais utilizados, em todas as competições.

Além disso, é um dos capitães da equipa, fruto da sua personalidade e da forma como se relaciona com os colegas, técnicos  e dirigentes.

É verdadeiramente um jogador e homem à altura da grandeza do nosso Glorioso Clube e digno de envergar o Manto Sagrado.

Salvé Luisão!

Como as palavras do próprio ajudam a fazer a história deste seu percurso como atleta do Benfica, deixo seguidamente interessantíssimas declarações que o Luisão prestou, recentemente, as quais foram publicadas no site oficial do Clube:

 

25/10/2010 FUTEBOL
Central brasileiro
Luisão: “Desejo comemorar mais títulos na Luz”

No dia em que o Estádio da Luz fez sete anos de existência, o central Luisão recordou alguns dos seus momentos na Catedral e expressou o desejo de celebrar ainda mais títulos.

Luisão chegou ao Clube em 2003 e desde então tem vivido momentos de glória no Estádio da Luz. Em declarações à Benfica TV, o central começou por enumerar alguns dos acontecimentos onde marcou presença, isto antes de eleger o que foi mais importante para si: “Foi o momento da minha estreia em 2003, ano da minha chegada, depois o título com o Trapattoni onde acabei por fazer o golo contra o Sporting, o tento contra o Liverpool numa eliminatória da Champions e o golo com o Sp. Braga na conquista do título do ano passado. São muitos os momentos.”

Questionado sobre o momento mais marcante, Luisão não tem dúvidas: “O golo do título contra o Sporting. O Benfica vinha de muitos anos sem conquistar o título e aquele foi um passo importante para podermos empatar no último jogo [referência ao encontro com Boavista].”

O defesa referiu ainda que “é um momento muito especial” quando actua no Estádio da Luz. “Sinto-me um privilegiado por participar nestes momentos. Quando estava no Brasil sabia da grandeza do Clube, mas o amor pelo Benfica cresce em cada jogo que entramos no Estádio. É um marco na nossa carreira”, considerou, acrescentando: “Na selecção brasileira tive a oportunidade de jogar em vários estádios e não vejo um estádio que se comparar com o nosso. Além da arquitectura em si, destaco o bom acolhimento, seja de todos os benfiquistas ou dos adversários.”

No dia em que a Catedral comemorou sete anos de vida, Luisão formulou dois desejos: “O desejo é de poder comemorar mais títulos no nosso Estádio e de ver o estádio cheio no próximo jogo.”

Por fim, o internacional brasileiro destacou o bom momento do Benfica no campeonato nacional, lembrando que a equipa vem de quatro vitórias consecutivas. “O problema foi apenas as duas primeiras partidas. Não arrancámos muito bem, mas depois disso temos vindo a manter a regularidade. É lógico que muitas vezes vamos vencer e não dar espectáculo, mas quando se trata do Benfica ouve-se muita coisa de fora que não é verdade. As coisas têm vindo a correr bem. Os adeptos sabem que estamos a dar o máximo para vencer os jogos e estamos numa fase muito boa de resultados”, salientou.

(in site oficial do Sport Lisboa e Benfica)

Anúncios

2 comentários »

  1. Muito bom, este texto.

    Grande Capitão!

    Lembro-me bem desses magníficos três golos que marcou, que foram de importância absolutamente vital nos respectivos jogos e competições!

    Mostra-se cada vez mais maduro, inteligente nas análises que faz para o exterior e uma verdadeira força motriz da equipa – um verdadeiro Capitão!

    As suas qualidades técnicas, de jogo, também têm vindo a refinar e o seu sentido posicional e de antecipação de jogadas é hoje melhor que nunca. Nunca primou pela aceleração ou rapidez em corrida, mas compensa e muito com a antecipação das jogadas e posicionamento em campo. Está a fazer um óptimo arranque de época, assim esperemos que possa continuar.

    Grande Luisão, grande Capitão!
    Viva o Glorioso!

    Comentar por BLA — 30/10/2010 @ 11:27

  2. Está a jogar de forma imperial!

    Provavelmente foi para evitar o quinto cartão amarelo que o afastaria do próximo jogo, mas foi merecidíssima a ovação de pé que recebeu ao ser substituído.

    Jogadores destes raramente são substituídos, pelo que raramente temos a oportunidade de os ovacionar tão directamente. E ele merece (como aliás já tinha merecido o grande Javi uns minutos antes).

    Viva o Luisão! Viva o Capitão! Viva o Glorioso!

    Comentar por kravi — 30/10/2010 @ 12:03


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: