A Luz dos Aboim

25/11/2010

Humilhante…

Filed under: SLB — Etiquetas:, , — BLA @ 17:52

Nem me quero alongar muito, como deverão calcular. De resto, nenhum de nós estará concerteza com vontade de escrever ou ler muito mais sobre este assunto…

No entanto, parece-me importante (nem que seja para que saibamos quando aconteceram certas coisas..) focar aqui quatro pontos acerca do descalabro israelita de ontem:

  • O JJ parece estar – pela primeira vez desde que, na plenitude da sua fanfarronice, chegou ao Glorioso  – nervoso.  Nao é exactamente uma novidade (infelizmente), mas vê-lo gaguejar sem que isso signifique o seu muito próprio natural atropelo do Português, não conseguindo esquivar-se a algumas perguntas dos jornalistas e, sobretudo, não tendo respostas prontas para lhes dar, é preocupante. É preocupante, não pela fragilização da sua posição como treinador do Glorioso, mas porque isso demonstra de uma forma finalmente clara e inequívoca a falta de ideias e falta de soluções que tem para a pobreza do nosso futebol. A culpa não é tanto dos Hulks, nem do azar na concretização – o Benfica falha e o JJ não sabe porquê, nem como invertê-lo.
  • Outra situação que me parece estar a acontecer é que esta falta de soluções do treinador para inverter a situação já terá sido detectada pelos jogadores. Aquilo que na época passada foram palavras sábias que os jogadores tiveram toda a conveniência em seguir, transformou-seesta época em alguns desvarios e medidas de desespero sem nexo, sem sentido e, principalmente, sem que dêem frutos. Como é fácil de perceber, um treinador cujas decisões e opções não inspiram confiança aos seus jogadores, é um treinador que deixou de ter o absoluto controlo sobre o balneário. Isto, sem que em causa esteja a ser posto o profissionalismo dos jogadores, pois parece-me a mim que eles têm dado provas de entrega e vontade de inverter as situações negativas com que nos temos deparado. O problema é que, por mais profissional que se seja, a capacidade de por vezes darmos 110%, de fazermos aquele sprint extra, aquela bola dividida, está intrinsecamente ligada à , à motivação, à convicção de que aquilo que fomos “comandados” a fazer é uma boa opção e vai dar os seus frutos. E é aqui que eu me parece ver os jogadores do Benfica a já não acreditarem nas opções do JJ…
  • Fazer ainda a óbvia (e talvez desnecessária, de tão óbvia..) reprovação de todas as bocas do JJ acerca da Liga dos Campeões e da participação do Glorioso nesta prestigiada prova, dos altos objectivos e das patéticas ilusões de grandeza do Mestre da Táctica. Pela boca morre o peixe! O pior é que as casualties of war desta brincadeira toda somos nós, os sempre fiéis a quem o ego e o orgulho foi mais uma vez atacado… Não lhe perdoo.
  • Um último desabafo para agradecer ao JJ tudo o que fez pelo Glorioso e pelos jogadores (alguns, antes de ele chegar, eram apenas medianos) na época passada. Não é que eu procure nesta altura do campeonato medidas extremas sem que soluções previamente pensadas estejam em cima da mesa, mas, infelizmente, para mim, o JJ já não faz cá falta nenhuma.

Benfica somos nós!

Viva o Glorioso!

Anúncios

3 comentários »

  1. Estou 100% de acordo com o que referes. Para mais, dás respostas a algumas questões que levantei no post seguinte mas que não quis deixar de publicar, apesar de tudo.
    Também me sinto muito atingido pelos dislates do JJ e acho que o seu tempo já passou, efectivamente. No entanto, sem precipitação, deveria acabar a época, como lhe compete.
    Saudações Benfiquistas.

    Comentar por Mr C — 25/11/2010 @ 19:10

    • Ainda bem que não deixaste de publicar. Óptima análise!

      Comentar por BLA — 25/11/2010 @ 19:51

  2. Parece-me que com o segundo ponto acertas em cheio no problema.

    É, sem dúvida, o mais sensível e o mais difícil de corrigir: a falta de confiança dos jogadores no seu treinador. Como sempre quando falamos de confiança, é algo muito difícil de conquistar mas perde-se num ápice! E, uma vez perdida, é duplamente mais complicado recuperá-la.

    Tenho esperança que se consiga, com muito trabalho e muita dedicação de todos…

    E exactamente quanto a isto vou escrever mais em comentário ao post do Mr C, que vou ler de seguida.

    Comentar por kravi — 26/11/2010 @ 12:55


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: