A Luz dos Aboim

11/01/2011

Educação e competências – PISA 2009

Filed under: Geral — Etiquetas:, , — Carlos @ 16:14

 

Não é coisa nova mas como o assunto voltou recentemente à actualidade, a análise detalhada da síntese de resultados nacionais [link] do estudo PISA 2009, promovido pela OCDE, esclarece dúvidas que eventualmente possam existir sobre a evolução de competências específicas dos alunos portugueses. Isto, ao contrário do que acontece com muita informação que foi entretanto produzida sobre este tema.

As dúvidas que tive inicialmente sobre as notícias que vieram a público, por causa nomeadamente do universo sobre o qual incidiu o estudo, ficaram esclarecidas, para um leigo como eu, com a breve análise que fiz do mesmo. Por isso, não se compreende que tenham sido referidas conclusões erradas e feitos comentários inapropriados sobre o assunto, na comunicação social e em redes sociais. Aqui fica também a Nota à Comunicação Social que foi distribuída pelo Ministério da Educação [link].

Sobretudo, parece-me um estudo correcto e as respectivas conclusões insuspeitas de satisfazerem clientelas políticas.

Anúncios

3 comentários »

  1. Também me parece que entre aquilo que foram algumas “conclusões” induzidas por certos sectores da comunicação social (ou por comentadores da actualidade do País) e os efectivos resultados aqui sintetizados, vai uma grande distância!

    Cai-se no ridículo de dizer mal só por dizer, mesmo quando não se sabe do que se está a falar. É um erro recorrente em certa comunicação social e por vezes parece poder valer tudo para que certas manobras políticas sejam concretizadas…

    Haverá muita coisa a fazer e melhorar na Educação nacional (e até sabemos de quem possa falar disto com muito maior propriedade…), mas não me parece que seja por este caso específico…

    Comentar por BLA — 11/01/2011 @ 20:28

  2. Complementarmente a este post, gostaria de acrescentar que, sobre as notícias que vieram recentemente a público relativamente a um trabalho em que teriam sido colocadas questões a alunos portugueses que não foram entendidas por estes, seria necessário conhecer como foi produzido esse estudo para poder aferir da relevância das respectivas conclusões.
    Não me custa a crer que o referido estudo também tenha sido correctamente conduzido, como foi o PISA 2009, mas é notório que a comunicação social não foi capaz ou não soube dar pleno esclarecimento sobre o mesmo.

    Comentar por Mr C — 12/01/2011 @ 10:39

    • “(…) mas é notório que a comunicação social não foi capaz ou não soube dar pleno esclarecimento sobre o mesmo.”
      Exacto…mais uma vez…

      Comentar por BLA — 13/01/2011 @ 18:14


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: