A Luz dos Aboim

01/02/2011

David Luiz – até breve!

Filed under: SLB — Etiquetas:, , , , , — BLA @ 19:29

Assistimos ontem, dia 31 de Janeiro de 2011, ao culminar da novela da transferência do David Luiz para o Chelsea FC… O desfecho adivinhava-se, apesar dos volte-faces inesperados, até ao final…

Apesar de ser dos meus jogadores preferidos no plantel do Benfica, já desde o início da época que tenho vindo a dizer que não estava contra a sua eventual saída. Continuamos a ter, como pilar da defesa, o comandante Capitão-Luisão – óptimo par para quem quer que seja a sua companhia no eixo da nossa defesa. E temos vindo a engrossar o leque de potenciais grandes defesas-centrais no nosso plantel: o Sidnei (eterna promessa adiada, em virtude da presença do David Luiz – precisa de muito trabalho e perder alguns quilos, mas far-se-á um grande jogador, com certeza), o Miguel Vítor (voluntarioso e forte defesa das nossas escolas) e, mais recentemente, a grande promessa, o Mozer-look-alike Roderick Miranda. Há ainda o emprestado Fábio Faria e a incógnita Jardel, recém-contratada ao Olhanense. Por toda esta quantidade mas, sobretudo, por toda a qualidade em potência que lhes adivinhamos, parece estar bem entregue a sucessão de tão grande jogador como foi o David Luiz no Benfica – daí, como já referi, após a magnífica época passada, nunca ter sido contra uma eventual venda. Desde que respeitados certos pressupostos, obviamente… Financeiros, claro está! Ora, é aqui que tudo o que acabou por acontecer ontem me começa a desagradar – não era assim que esperava que isto acontecesse…

No Verão, ouvimos o nosso Presidente dizer que “Saídas? Só pelos valores das Cláusulas de Rescisão!”. Comentarão uns que aquilo que disse serviu apenas para esfriar eventuais ímpetos dos grandes clubes. Tudo bem, mas este jogador acabou por ser vendido por metade desse preço! Outros dirão que os jogadores acabam por valer aquilo que alguém der por eles… Ok, mas acho manifestamente pouco dinheiro, por um internacional brasileiro da qualidade do David Luiz… E já nem me vou referir à alegada proposta de 32,5 Milhões €, feita pelo Manchester City no Verão e recusada liminarmente por Presidente e jogador – não me recordo de ter sido confirmada a veracidade da existência de tal proposta, portanto fiquemos assim…

Para mim, o David Luiz só sairia se os valores em cima da mesa fossem de, pelo menos, 30 Milhões € (sem jogadores em sentido contrário, sem jogos aqui e ali, sem eternas promessas de direitos de opção sobre jogadores que nunca vêm…) – dinheiro vivo!

Mais, estamos a falar do Mercado de Transferências de Inverno – as equipas têm, nesta fase da época, os seus plantéis fechados, normalmente. E quem anda à procura do jogador X ou Y fá-lo porque os resultados, até esta fase, não têm corrido de feição. Ou porque têm um treinador novo com ideias novas e dinheiro para gastar. Ou porque metade do plantel que têm está lesionado. Seja qual for a razão, uma coisa é certa: em Janeiro, «arrancar» algum grande jogador a qualquer clube que dispute provas importantes é ter que abrir os cordões à bolsa! Ou deveria ser…

Parece-me a mim que o David Luiz terá sido uma “pechincha”, pelo menos para quem gastou, no mesmo dia, 58 Milhões € por um avançado que, sendo um dos melhores do Mundo, não se afiguraria como prioritário nas necessidades da equipa… Eu sei que um avançado é sempre incomparavelmente mais caro que um defesa, mas dinheiro, pelos vistos, não lhes faltava… Por tudo isto, os 20+5 Milhões € sabem-me a pouco…

A ser verdade aquilo que foi dito, publicamente, pela Direcção do Clube na passada semana, acerca da total disponibilidade do David Luiz em ficar no Benfica, apesar do assédio dos grandes clubes, e de nunca ter forçado a sua saída, a minha questão é: com tantos títulos ainda por disputar até final da época, com tantos encontros importantes (um deles é já amanhã..) por jogar, com uma época a meio e com tudo o que isso implica em termos interrupção da mecanização da equipa (e a falta de rotina dos jogadores que, de suplentes, passarão a titularíssimos..), com o eventual “desespero” do Chelsea em contratar um defesa no último dia do prazo, não seria de se ter forçado mais um bocadinho a intransigência nas negociações e, com isso, subir os valores da venda..? Não querem, não pagam – não levam!

Confio em absoluto nas capacidades negociais no LFV e restantes parceiros da SAD, portanto não lhes posso apontar nada – mas pareceu-me pouco e custa-me… Podem ter tentado tudo, acredito que sim, mas a urgente necessidade em que a transferência se consumasse era do Chelsea, não nossa… E sabe-me a pouco… Muito pouco…

Conformemo-nos, então.

Resta-nos lembrar o grande jogador que foi, com a camisola do Glorioso. Chegou ao Benfica em 2007, proveniente do Vitória da Bahia, do Brasil. Estreou-se com a camisola do Glorioso numa eliminatória da Taça UEFA, no Parque dos Príncipes, em Paris, contra o Paris Saint-German e, rapidamente, conquistou o seu espaço no plantel e, posteriormente, na equipa titular. Tivemos a oportunidade, nestes quatro anos, de o ver crescer e tornar-se num dos melhores Centrais do Mundo, na minha opinião. A sua garra, determinação, versatilidade e o seu jeito inato para jogar à bola, sendo defesa-central, hão de perdurar na memória de todos os benfiquistas! Pode ser que regresse…

Adeus ou até breve, Grande David! Viva o Glorioso!

 

PS: O Mr C que me perdoe a duplicação de posts sobre o mesmo assunto, mas já o tinha escrito quando dei pelo outro post…

 

2 comentários »

  1. Fizeste muito bem porque o assunto merece que lhe dediquemos atenção.
    Também acho que deveríamos ser intransigentes e, no limite, não aceitar menos do que o valor da cláusula de rescisão mas, infelizmente, penso que se acabámos por aceitar esta oferta do chelsea foi porque havia absoluta necessidade dos fundos que nos foram postos à disposição.
    Como digo noutro local, também me entristece que tenhamos que nos sujeitar a estas situações.
    Apesar de tudo, acho que os responsáveis por estes negócios continuam a merecer a minha confiança.
    Agora, haja quem consiga agarrar o lugar com muita vontade de vencer.
    Viva o Benfica!

    Comentar por Mr C — 01/02/2011 @ 20:27

  2. Ora, mais vale tarde que nunca.

    A mim também me custa que o David tenha saído, e ainda por cima por valores pouco impressionantes, mas acho importante referir duas coisas: primeiro, essa suposta proposta no verão de 30 e tal milhões é, até prova em contrário, pura ficção. E segundo, o David Luiz foi vendido por 25 milhões mais um jogador, mais um jogo e mais uma última prestação a pagar mais tarde e que talvez esteja dependente de objectivos. Não foram 20 + 5 milhões.

    Dito isto, acho que temos substituto à altura. Não terá a mesma qualidade, porque o David é único, mas penso que ficaremos muito bem servidos na mesma. E damos finalmente espaço aos bons centrais que temos.

    Sendo assim, e porque já ganhámos dois jogos sem o David e um dos jogos foi nas Antas, não estou muito preocupado 😉

    Comentar por kravi — 08/02/2011 @ 03:18


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Create a free website or blog at WordPress.com.

