A Luz dos Aboim

06/04/2011

E se fosse areia em vez de petróleo?

Filed under: Geral — Carlos @ 17:53

Se tivesse dúvidas, esta pequena e simples notícia que li hoje n’ A Bola on-line ter-me-ia ajudado a esclarecer o verdadeiro objectivo do conflito interno na Líbia e o que gira à sua volta.

Nunca fui adepto do regime de Kahdafy por o associar ao terrorismo internacional  e por verificar que não aplicava a riqueza produzida no país para o desenvolvimento social e político do povo líbio.

No entanto, também não estava à espera que aqueles que sempre aceitaram a liderança de Kahdafy o tivessem renegado tão prontamente, tomando agora o partido da revolta.

O exemplo de países próximos e a insatisfação com as condições de vida levaram, naturalmente, à rebelião popular contra o regime, tendo essa situação sido aproveitada e eventualmente fomentada por quem viu nisso uma oportunidade de negócio.

Criou-se assim uma  coligação internacional que conta com o apoio da NATO e de um grande número de países com assento na ONU e no Conselho de Segurança com o intuito de derrubar Kahdafy e de o substituir por dirigentes dos populares revoltosos.

Acho que aquilo que moveu os mentores do afastamento de Kahdafy foram os lucros que a situação criada no país lhes pode proporcionar. Não vejo que lhes interesse minimamente se os líbios vivem bem ou mal ou se passarão a viver em democracia.

Estou mesmo convencido de que, se a Líbia apenas tivesse areia e os rebeldes a quisessem trocar por armas para combater o governo, ninguém lhes daria apoio.

Anúncios

1 Comentário »

  1. É óbvio! Sem petróleo, a “nobre” luta pela instauração da Democracia e defesa dos Direitos Humanos deixava de ser importante… Seria o “eles que se governem!”…

    Comentar por BLA — 06/04/2011 @ 18:22


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: