A Luz dos Aboim

13/04/2011

Acerto de contas

Filed under: SLB — Etiquetas:, , , — BLA @ 10:35

Vingança é uma palavra politicamente incorrecta. Chamemos-lhe, então, acerto de contas.

Amanhã, dia 14 de Abril de 2011, é dia de acerto de contas! O Glorioso desloca-se a Eindhoven, a casa do PSV, com o intuito de defender o favorável resultado de 4-1 conquistado na Luz, na 1ª mão dos Quartos-de-Final da Liga Europa desta época.

Não consigo pensar em PSV e não me lembrar, automaticamente, que foi contra eles, em 1988, a 25 de Maio, que o nosso Capitão Veloso – na altura um dos meu jogadores favoritos – falhou a derradeira grande penalidade de um jogo que acabou por atribuir ao PSV a conquista da Taça dos Clubes Campeões Europeus dessa época… Era bastante novo na altura, pelo que não me recordo muito bem das situações do jogo, mas lembro-me do sabor amargo que ficou na boca depois de se perder uma grande Final no desempate por grandes penalidades. São pequenos detalhes e muita sorte/azar que determinam quem vence e perde numa situação destas – e perder calhou-nos, infelizmente, a nós…

Contra uma equipa treinada por Guus Hiddink e na qual despontavam, entre outros, o Hans van Breukelen, o Eric Gerets e o Ronald Koeman, o Glorioso de Toni actuou com: Silvino na baliza; quarteto defensivo com Veloso à direita, Mozer e Dito ao centro, e Álvaro à esquerda; meio-campo com Chiquinho Carlos à direita, Elzo e Shéu ao centro, e Pacheco à esquerda; e ataque com Magnusson e Rui Águas. No banco estavam Bento, Hajry (entrou por Magnusson aos 112′), Samuel, Nunes e Wando (entrou por Rui Águas aos 56′).

A Final de 1988 jogou-se no Neckarstadion, em Estugarda – palco onde, já este ano, começámos este acerto de contas. Agora chamado de Mercedes-Benz Arena, é a casa do Estugarda, onde ganhámos a 24 de Fevereiro deste ano, por 0-2, nos 1/16 de Final da Liga Europa – naquela que constituiu a primeira vitória de sempre do Glorioso em terras alemãs! Não se pode querer muito melhor do que sobrepor às más memórias que temos de um local numa determinada época, boas memórias em épocas mais recentes – 1ª fase do acerto de contas concluída!

Espera-se, então, amanhã, que fechemos a 2ª fase deste muito particular acerto de contas e, fazendo uso da vantagem que trazemos da Luz e do bom futebol evidenciado, carimbemos a qualificação para a Meia-Final da Liga Europa deste ano!

Viva o Glorioso!

Anúncios

2 comentários »

  1. Também me parece que o termo “Acerto de contas” é mais correcto.

    Em desporto (e o futebol, apesar de tudo, ainda é desporto) não deve haver lugar para vinganças.

    Em desporto devem acontecer “desforras” de resultados anteriores menos conseguidos. Nunca vingança!

    Bom post, apesar da recordação ser penosa.

    Vem muito a propósito lembrar um adversário que já em 1988 poderíamos ter ultrapassado mas que, amanhã, estou convencido de que conseguiremos definitivamente eliminar, qualificando a nossa equipa para ir disputar as meias-finais da Liga Europa.

    Vai ser necessário dar um passo de cada vez, para chegarmos à tão desejada final!

    Viva o Benfica!

    Comentar por Mr C — 13/04/2011 @ 12:35

  2. Viva o Glorioso!

    Temos qualidade para sonhar alto, basta-nos humildade e concentração.

    Excelente post, é sempre bom recordar, mesmo que memórias menos boas. Antes isso que não ter memórias para recordar! 🙂

    Comentar por kravi — 13/04/2011 @ 19:20


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: