A Luz dos Aboim

13/07/2011

A propósito de contratações e outras questões

Filed under: SLB — Carlos @ 20:45

Soube-se hoje que o Benfica chegou a acordo com o Standard de Liège para a aquisição dos direitos desportivos do jogador belga Axel Witsel.

Trata-se de um médio bem referenciado, com 23 anos, jogador da Selecção belga que deve ter um enorme potencial! Como têm Bruno César e David Simão que já pertencem aos quadros do Clube.

A questão que se põe, é que, para a posição deste novo jogador, temos, pelo menos, Aimar, Carlos Martins, Gaitán, Bruno César, David Simão e César Peixoto…

Acho que esta contratação não era prioritária. A menos que, o Ruben Amorim vá continuar lesionado e o Axel Witsel tenha sido contratado para suprir o vazio na equipa causado pela saída do inigualável Ramires!

Seja como for, este novo reforço  já cá está e espero sinceramente que se integre rapidamente e se mostre útil. Não me parece, no entanto, que venha ocupar uma posição em que estivéssemos desesperadamente deficitários. Acho que não se perdia nada ter adiado esta contratação!

Neste momento, acho que é verdadeiramente urgente contratar 1 lateral esquerdo!

É também urgente criar automatismos entre os jogadores que vão constituir a base da equipa.

Acima de tudo, há necessidade de treinar intensamente 2 centrais, Miguel Vitor e Jardel (que são os que temos), não estar permanentemente à espera de novos reforços e acabar de vez com as adaptações de jogadores a posições que não são naturalmente as suas (invenções)!

É necessário trabalhar intensamente a dupla de centrais disponíveis com Shaffer e André Almeida (há rumores de que este último vai para Leiria) mais Javi Garcia!

É preciso estabelecer a equipa que vai fazer o primeiro jogo da Liga dos Campeões e adoptar um modelo de jogo!

Para mim, isto é que seria importante empreender!

Não me pareceu adequado ter levado tantos jogadores para o estágio na Suiça.

Alguns deles nem tiveram direito a mostrar-se porque, à partida, o treinador não contaria com eles (i.e. Shaffer e Fernandez) e outros, achei-os precipitados, tal a ânsia de mostrarem os seus dotes (Urreta, Nolito, Enzo Peres, Mora, Rodrigo).

Embora me pareça desajustado, provavelmente, a intenção seria ver estes jogadores a funcionar sob intensa pressão.

Temo que as trapalhadas na formação da equipa e a falta de sensibilidade para gerir algumas questões (estou-me a referir às saídas de Nuno Gomes e Moreira) tenham contribuído para a desilusão dos adeptos e que isso se possa transformar numa pressão indesejada sobre jogadores, técnicos e dirigentes.

Já agora, também não me pareceu correcto que a braçadeira de capitão tenha andado a saltar de braço em cada jogo realizado na Suiça. Na ausência do Luisão, há líder para a envergar ou não há líder?

Independentemente desse incidente, afirmo que qualquer um dos sub-capitães que iniciaram os jogos me parece adequado e competente para o cargo (Miguel Vitor, Aimar e Javi Garcia) mas estabeleça-se, desde já, uma hierarquia e respeite-se o que ficar determinado.

Já só faltam 13 dias para o primeiro jogo a sério da temporada!

Viva o Sport Lisboa e Benfica!

Anúncios

3 comentários »

  1. Óptimo post!
    Concordo com tudo o que dizes. A questão de esta ser ou não uma contratação prioritária, a ausência de reforço da equipa nas posições realmente carenciadas, a aparente falta de ideias quanto a um rumo a seguir na constituição do primeiro onze da época, as trocas de Capitão titular, etc…

    Enfim… Sei que só ainda fizemos três jogos, e que pouco significado terão a não ser dar aos jogadores minutos de jogo, mas sinto que não existe um verdadeiro plano por trás de tantas contratações – parece realmente que andam a “abrir melões e ver o que dão”… Também sei que parte do problema é que estes jogos – de teste, de treino, de pré-época – têm sido transmitidos, em directo, pela televisão, pelo que tem sido fácil esquecermo-nos de que são efectivamente jogos de treino… No entanto, não podemos deixar de nos aperceber de certas situações…

    Há que tomar decisões rapidamente, acerca da adequabilidade de certos jogadores ao nosso plantel e acerca do primeiro onze a utilizar já daqui a duas semanas. A minha esperança é que estes jogos tenham servido unicamente para tirar ilações e que, na próxima sexta-feira, muitas destas decisões já estejam tomadas e o onze que jogue de início contra o PSG no Torneio do Guadiana já esteja a ser planeado como o onze a treinar para o primeiro jogo oficial.

    E que seja bem vindo o Witsel, claro! Viva o Glorioso!

    Comentar por BLA — 13/07/2011 @ 21:02

  2. É tal e qual como referes! Dá a sensação que o próprio JJ anda a “abrir melões” para ver se encontra solução para os problemas que enfrenta.

    É assim como tentar tirar 1 coelho da cartola a ver se pega e embasbaca o povinho.

    Se não resulta, a culpa é do lateral esquerdo que nunca mais chega e dos titulares (2) que estão ao serviço das respectivas Selecções e não podem estar presentes neste início de época…

    Se, por felicidade, acerta, é o nunca mais parar de gabarolice a que já nos habituou. Seja porque é “um estudioso e conhece como ninguém jogadores brasileiros”, seja porque é o “Rei da táctica” ou porque é “muita bom a criar oportunidades para lançar jovens jogadores”…

    Sem qualquer tipo de cautela, destruiu-se uma equipa campeã.

    Visto que o dinheiro não tem sido problema, quando se sabe que um jogador vai acabar por sair e que isso é apenas uma questão de tempo, não se vai comprar “melões”! Com antecedência, contrata-se ou promove-se um jogador que, desde logo, possa competir, para ser titular, com o que vai sair.

    Numa classificação de 1 a 20, JJ está com uma média de 11,5. Dei-lhe 18 no primeiro ano e 5 no segundo!

    Como só fico satisfeito com o sucesso e as vitórias do Benfica, desejo que a história da última época não se repita.

    O cronómetro não pára e a margem de erro ficou muito pequena!

    Vamos ver o que nos reserva este terceiro ano de JJ no comando da equipa de futebol.

    Viva o Sport Lisboa e Benfica, rumo ao 33.º Título nacional.

    Comentar por C — 14/07/2011 @ 11:29

  3. Estão aqui ditas muitas verdades, sem dúvida, mas também há alguma precipitação. E não é só vossa, é minha também!

    Não é normal estarmos desalentados ao fim dos três primeiros jogos da pré-época, mas infelizmente é o que está a acontecer. Em grande parte por causa da época passada, mas também porque estamos a precisar de ver sinais de que as coisas estão diferentes e esses sinais tardam em aparecer.

    Em relação ao número de jogadores que foi para a Suiça não sou contra, é para isso que estes estágios servem. Seja para ver a evolução do Urreta, do Shaffer ou para conhecer os novos jogadores, estas concentrações servem para os observar nos treinos e em jogo. Também acho que são muitos jogadores, mas é nesta altura que se dá oportunidades, não há outra.

    A prioridade é, de facto, o defesa esquerdo, mas nem sempre é possível fazer bons negócios rapidamente. Vamos acreditar que se está a trabalhar para arranjar o melhor lateral esquerdo possível o mais rapidamente possível. Também não faz sentido contratar alguém menos interessante ou gastar mais dinheiro apenas para o ter já.

    Quanto ao Witsel, espero que o objectivo seja colocá-lo a 8. Para essa posição sim, estamos deficitários desde a saída do Ramires, e já há muito tempo que é muito urgente preencher essa vaga! Se for para 10 já me custa mais a entender, se bem que o que nos faltou a época passada foi precisamente qualidade em quantidade no meio-campo! A ver vamos… mas gosto da pinta dele. Não lhe prevejo vida fácil se ele só fala francês (não falou inglês na conferência de imprensa), mas espero que se adapte rapidamente porque acho que ele é muito bom e nos pode ser muito útil.

    Viva o Glorioso!

    Comentar por kravi — 14/07/2011 @ 14:48


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: