A Luz dos Aboim

09/02/2012

Chamam-lhes os mais ricos

Filed under: SLB — Etiquetas:, , — Carlos @ 20:38

Com proveitos no valor de 102,5 milhões de euros, o Benfica ocupa a 21ª posição da lista de clubes de futebol com maior capacidade para gerar receitas, segundo o estudo anual Deloitte Football Money League do Sports Business Group da Deloitte, divulgado este ano.

Aquele valor de receitas do nosso Clube refere-se a venda de bilhetes para jogos, direitos de televisão e direitos comerciais, não tendo sido contabilizadas verbas extraordinárias, como sejam as de transferência de jogadores.

O primeiro lugar da lista é ocupado pelo Real Madrid, com receitas de 479,5 milhões de euros.

Apesar de a generalidade dos meios de informação os designar como “Clubes mais ricos”, acho mais adequado dizer que são os que têm “maior capacidade para gerar receitas”, pois a riqueza dos Clubes não se deve medir exclusivamente pelos respectivos orçamentos. Como diz o nosso Presidente, o património mais importante do nosso Clube são as pessoas, os seus sócios e adeptos! E eu subscrevo, inteiramente!

No nosso caso é assim! Contando com esse inestimável património que são os sócios e adeptos, verifica-se, que o Benfica é o clube que gera mais receitas fora das cinco principais Ligas europeias (Espanha, Inglaterra, Itália, Alemanha e França), tendo conseguido essa posição devido ao número significativo de sócios, excelentes condições do seu estádio e pela participação na Liga dos Campeões.

Como benfiquista fico muito orgulhoso pelo que significa a posição alcançada e fico ainda mais reconhecido aos nossos dirigentes que conseguiram tal feito, tendo definitivamente recuperado do estado lastimoso em que a gestão ruinosa de Vale e Azevedo tinha mergulhado o Clube, há uma dúzia de anos.

Isto, aliás já vinha sendo notório nos últimos anos. Parece-me, cada vez mais, que estamos no caminho certo!

Recordo que há 2-3 anos, a posição do nosso Clube já tinha sido um 20º lugar, conforme um estudo similar, do mesmo grupo, assinalou, na ocasião.

Gosto de dar realce ao facto de nos situarmos nestas posições, tanto mais, quando se sabe que competimos num país economicamente débil e que as receitas de televisão de que dispomos são baixíssimas, quando comparadas com as dos clubes das 5 principais Ligas europeias. Mesmo, em relação ao que os nossos principais adversários internos (scp e fcp) recebem actualmente pelas respectivas transmissões televisivas!

Não tenho dúvidas de que as receitas de bilheteira e dos direitos comerciais podem melhorar, assim como irá acontecer com as das transmissões televisivas, a partir do próximo ano! Se, a par disso, tivermos capacidade para irmos continuando a disputar a Liga dos Campeões, todos os anos, poderemos garantir os meios necessários para construir boas equipas que sejam cada vez mais competitivas!

Isto, claro está, se, entretanto, os vilões do costume (corruptos e seus apaniguados e amiguinhos) não matarem o negócio deste pobre futebol português!

Eis a lista dos 30 clubes com maiores receitas conseguidas, a nível mundial:

1. Real Madrid, 479,5 milhões de euros
2. Barcelona, 450,7
3. Manchester United, 367
4. Bayern Munique, 321,4
5. Arsenal, 251,1
6. Chelsea, 249,8
7. AC Milan, 235,1
8. Inter de Milão, 211,4
9. Liverpool, 203,3
10. Schalke, 202,4
11. Tottenham, 181
12. Manchester City, 169,6
13. Juventus, 153,9
14. Marselha 150,4
15. Roma, 143,5
16. Borussia Dortmund, 138,5
17. Lyon, 132,8
18. Hamburgo, 128,8
19. Valência, 116,8
20. Nápoles, 114,9

21. S. L. Benfica, 102,5

22. Atlético Madrid, 99,9
23. Werder Bremen, 99,7
24. Aston Villa, 99,3
25. Newcastle, 98,0
26. Ajax, 97,1
27. Estugarda, 95,5
28. Everton, 90,8
29. West Ham, 89,1
30. Sunderland, 87,9

VIVA O SPORT LISBOA E BENFICA!

Anúncios

3 comentários »

  1. É, de facto, um factor de orgulho.

    Somos grandes, sempre fomos, mas de há uns anos para cá (e já não são assim tão poucos) estamos organizados!

    Dá gosto saber estas coisas, e deixa-nos optimistas para o presente e para o futuro.

    Comentar por kravi — 09/02/2012 @ 23:19

  2. Boas notícias, sim senhor!

    Nesta conjuntura difícil, mostramos ter saúde financeira e, acima de tudo, mostramos ter recursos de forma a garantir a sustentabilidade e viabilidade económica do nosso clube.

    O facto de sermos o clube que, fora das cinco principais ligas mundiais, mais bem colocado está neste ranking é sintomático da nossa grandeza e força. Os nossos sócios e a grandeza do nosso historial, aliados ao profissionalismo e competência da actual Direcção, são os nossos grandes trunfos.

    Assim continuemos a conquistar regularmente Títulos que cativem os mais novos, assim continuemos a preservar a memória de tempos gloriosos, passando-a de geração em geração, assim continuemos a construir equipas que pratiquem desporto de forma efusiva, entusiástica, apaixonante e honesta, e o futuro será sempre risonho!

    Viva o Glorioso!

    Comentar por BLA — 10/02/2012 @ 08:56

  3. […] a propósito do estudo anual “Deloitte Football Money League“ que abordei aqui, gostaria de voltar à questão das verbas dos direitos televisivos que cada clube recebe para […]

    Pingback por Chamam-lhes os mais ricos (parte II) « A Luz dos Aboim — 13/02/2012 @ 22:05


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: