A Luz dos Aboim

28/03/2012

Estatísticas SLB – Chelsea

Filed under: Estatísticas, SLB — Etiquetas:, , , — kravi @ 01:34

Anúncios

2 comentários »

  1. Primeira parte da partida com exibição pálida de ambas as equipas! Sem chama!

    Melhorámos na segunda parte e tornámo-nos mais perigosos mas não conseguimos aproveitar as oportunidades de golo que criámos.

    A partir das substituições de Aimar e Bruno César por Matic e Rodrigo, a exibição da equipa caiu. Os atletas que foram substituídos nem estavam a jogar mal, por isso não compreendi a intenção do nosso treinador mas não tenha dúvidas de que JJ fez estas alterações para melhorar o rendimento da equipa. Desta vez, não resultou!

    Não fomos felizes nas oportunidades que falhámos e no golo que sofremos. Só tivemos sorte numa bola rematada ao poste por Mata. O Chelsea dispôs de poucas ocasiões e foi feliz no golo que marcou.

    A arbitragem foi incompetente ao proteger sistematicamente a equipa visitante. Ficou por marcar 1 grande penalidade a nosso favor por mão de Terry na grande área e houve dualidade de critérios na amostragem de cartões.

    Mas o que fica para a historia é o resultado, e esse torna mais difícil conseguir o apuramento na nossa deslocação a Londres, na próxima semana, para disputar a segunda mão destes quartos-de-final da Liga dos Campeões.

    Apesar de tudo, ainda não dou por perdida a passagem à próxima eliminatória.

    Gostei de ver a Luz quase cheia mas o apoio dos adeptos foi muito pálido! A condizer com a exibição da equipa!

    Não jogámos mal mas não fomos eficientes! Gostei do Gaitán, Witsel e claro está do Super Maxi! Por oposição, o Emerson fez das piores exibições que vi esta época! No entanto, estou perfeitamente de acordo com o que escreve o SLB na Tertúlia Benfiquista e que tomo a liberdade de aqui reproduzir:
    “Assobiar um jogador do Benfica em pleno jogo (ainda por cima da Liga dos Campeões) ainda consegue ser mais idiota do que achar que o Emerson tem qualidade para ser titular do Benfica.”

    A partir do final do encontro de ontem, passou ainda a ser mais importante ganhar o jogo do próximo sábado contra o Braga e o jogo do fim de semana seguinte contra o Sporting.

    Pelo meio, logo tentamos tratar da saúde ao Chelsea!!

    Vamos a eles!!!

    Comentar por C — 28/03/2012 @ 15:18

  2. Achei que jogámos bem e que fomos algo infelizes. Tivemos algumas situações em que poderíamos facilmente ter marcado, como a situação em que o David Luiz tira a bola de cima da linha, num remate do Cardozo, ou a cabeçada do Jardel, ou o alívio do Ashley Cole que passa a rasar o poste… Eles foram felizes na forma como marcaram o golo, numa jogada (típica do Ramires…) em que a bola esteve quase sempre a querer sair do terreno.

    Não fizemos uma exibição brilhante mas fomos competentes. Pena foi que não conseguíssemos marcar – mas na Liga dos Campeões isso paga-se caro…

    Penso que o Chelsea acabou por conseguir realizar o tipo de jogo que pretendia: aguentar os nossos ataques sem correrias desenfreadas nem intenções de resolver cedo demais o jogo. Esperaram pela oportunidade certa e saíram vitoriosos. De resto, jogaram apenas aquilo que queriam jogar.

    A delineação da estratégia táctica feita pelo JJ para anular o meio-campo do Chelsea pareceu-me absolutamente acertada. Um triângulo em “V”, com o Javi junto ao Mata e com o Witsel e o Aimar junto ao Mikel e ao MeiReles. Penso que deveríamos ter explorado mais o cartão amarelo que levou o MeiReles, colocando o Aimar mais em cima dele e fazendo passar mais jogo por ele, de forma a provocar o contacto. Não o fizemos de imediato e o Di Matteo acabou por colocar o Mikel na marcação mais individualizada ao Aimar, enquanto o MeiReles ficou a defender de forma mais posicional, mais à zona – perdemos aí alguma hipótese de eventualmente tirarmos partido do cartão amarelo que tinha visto antes…

    Percebo alguma da lógica da argumentação que liga a realização das nossas substituições à perca de fluidez de jogo e de controlo do mesmo, mas não concordo. Estávamos a conseguir anular de certa forma o meio-campo deles com a disposição que mencionei. Mas, quando o Di Matteo colocou o Lampard, tirando o MeiReles, o meio campo em triângulo do Chelsea reformulou-se, passando o Mikel a jogar no vértive mais baixo e o Lampard mais avançado, junto do Mata. Para combater tal ajuste tínhamos naturalmente que substituir o Aimar e trocá-lo por um elemento ligeiramente mais defensivo. Até porque o cansaço começava (aos 70 minutos) a agravar-se e o Aimar teria que sair, mais cedo ou mais tarde. Colocámos o Matic ao lado do Javi, para deter o Mata e o Lampard, com o Witsel mais adiantado e ligeiramente descaído para a direita (de onde saiu o Bruno César).

    A meu ver, o problema do começo da quebra do nosso jogo teve mais a ver com o começo da quebra física dos nossos jogadores (a condição física deles é muitíssimo superior!) e à contínua má utilização do Rodrigo – colocá-lo a jogar ao lado do Cardozo, sem conseguir dar uso à sua velocidade e abrindo um espaço enorme entre o meio-campo e o ataque na zona central do terreno, é tornar o nosso ataque menos ligado e menos consequente. De um 4-1-4-1 passámos a jogar num 4-2-2-2 que deixa um espaço enorme entre os trincos e os avançados… Para além de libertarmos o Mikel de qualquer tarefa (porque o Rodrigo acaba por não descer a vir buscar jogo), a bola nunca chega ao ataque!

    Mas pronto, como disse, acho que fizemos um bom jogo e não merecíamos perder. Mas pagam-se caro as infelizes perdas de golo que tivemos.
    Vai ser muito complicado dar a volta à eliminatória mas devemos vender cara a derrota. Com raça, vamos a Londres dar-lhes uma tareia!

    Viva o Glorioso!

    Comentar por BLA — 28/03/2012 @ 17:21


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: