A Luz dos Aboim

08/04/2012

Antevisão: Sporting CP vs SL Benfica (II)

Filed under: Estatísticas, SLB — Etiquetas:, , , , , , , — BLA @ 13:46

Uma vez que o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol continua a insistir numa birra sem nexo – optando por não divulgar os nomes dos árbitros nomeados para os encontros da Liga, ao invés de procurar debelar os graves problemas de que a arbitragem portuguesa padece -, estamos a pouco mais de 24 horas do Derby lisboeta e não conhecemos o árbitro do encontro.

Ora, uma vez que a quase totalidade dos encontros desta jornada se disputou ontem e sexta-feira, faltando apenas o Derby de amanhã, podemos encurtar o leque de árbitros disponíveis para este encontro. Assim, em termos de árbitros internacionais (os que mais probabilidade terão de ser nomeados para este jogo), restam-nos o Carlos Xistra e o Artur Soares Dias. É óbvio que poderá ser nomeado um árbitro não internacional (até como forma de a sua actuação ser menos escalpelizada), mas desconfio que o juíz de amanhã sairá mesmo de um destes dois nomes.

Assim, e numa rúbrica que gostava de lançar associada à antevisão dos jogos, deixo aqui os registos daquilo que julgo serem as principais incidências em jogos do Glorioso nos quais estes árbitros intervieram. Optei por só registar as arbitragens escandalosamente tendenciosas (porque «apenas» más arbitragens haveria muitas mais..). É, no entanto, um trabalho que carece de grande capacidade de memória e investigação, pelo que solicito a ajuda de todos, caso se recordem de outros casos aqui não registados.

Aqui vão, então, os principais registos de incidências em jogos do Glorioso dos árbitros Carlos Xistra e Artur Soares Dias:

 

Anúncios

3 comentários »

  1. É pena que esta informação não possa estar junto da informação do jogo, por ainda não se saber o árbitro da partida, mas é muito bom ter noção do que quem quer que seja que vá apitar o jogo é capaz.

    Eu pessoalmente esqueço-me com muita facilidade destes lances por isso este histórico vem mesmo a jeito!

    Quanto à decisão do CA, realmente e possível que assim não exista tanta pressão sobre o árbitro por parte do público em geral, mas o problema da falta de competência e transparência da arbitragem não se resolve assim.

    Comentar por kravi — 08/04/2012 @ 16:37

  2. Do Xistra parece-me que está tudo dito. Estão bem frescas na memória as gravosas decisões com que nos tem brindado, ao longo dos anos. Caso seja ele a escolha para este jogo, parece-me não existir vergonha nenhuma por parte dos responsáveis do Conselho de Arbitragem – e seria o segundo ano consecutivo em que se daria o caso de, no jogo do tudo-ou-nada na luta pelo Título, este árbitro nos ser atribuído com a “encomenda” de nos afastar dessa mesma luta…

    Quanto ao Soares Dias, já tem história em derbies e em Alvalade… Felizmente, a facilidade na vitória e a superioridade com que brindámos a lagartada no ano passado fez-nos ultrapassar as adversidades que este árbitro nos colocou no caminho (como demonstra o quadro).

    A ver vamos…

    Viva o Glorioso!

    Comentar por BLA — 08/04/2012 @ 18:34

  3. Esperemos que qualquer que seja o árbitro escolhido não tenha influência no resultado.

    Não queremos nem precisamos de favores! Apenas exigimos isenção e competência.

    Excelente pesquisa sobre os dois principais candidatos à arbitragem deste derby.

    Comentar por C — 08/04/2012 @ 19:39


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: