A Luz dos Aboim

23/04/2012

A curva sul

Filed under: SLB — Etiquetas:, , , — Carlos @ 01:09

 

A curva sul a que me refiro é a zona do nosso Estádio, onde se junta a malta dos “No Name” para assistir aos jogos. São adeptos benfiquistas que normalmente apoiam sem descanso a nossa equipa e a incentivam e aos restantes adeptos espalhados pelo recinto. Constituem uma parte fundamental do espectáculo e têm uma importância decisiva na motivação dos nossos jogadores, técnicos e restante público.

Muitos destes adeptos também acompanham a equipa nos jogos fora de casa, em Portugal ou no estrangeiro, sem discutir as circunstâncias. Não se cansam de a apoiar, mesmo em condições adversas. Em troca, pedem apenas àqueles a quem dão apoio que honrem e respeitem o Manto Sagrado.

Acho que são benfiquistas e que amam o Benfica!

Não são uma claque organizada do Clube porque oficialmente o Benfica não tem claques!

No jogo do passado sábado contra o Marítimo, quando a equipa estava a jogar bem e o resultado ajudava, aquela zona do Estádio esteve, paradoxalmente, calada. Foi durante toda a primeira parte. Após o intervalo começaram os cânticos de incentivo dos “No Name” mas foram apenas pretexto para introduzir manifestações de desagrado e hostilidade contra o Presidente, Luis Filipe Vieira, as quais foram, prontamente, reprovadas e abafadas pelo maioria do restante público benfiquista.

É inadmissível que os adeptos tenham comportamentos ofensivos contra os dirigentes, em nossa casa. Ainda mais se forem organizados.

Quem se achar com o direito de destituir e substituir Direcções pode fazê-lo mas no estrito cumprimento dos Estatutos do Clube.

É compreensível que estejamos todos nós benfiquistas desiludidos com a época e os maus resultados da equipa de futebol nas últimas semanas, particularmente, com a derrota em Alvalade, mas isso não nos dá o direito de desrespeitar os responsáveis do Clube, nem os jogadores.

Compreendo que os adeptos se sintam frustrados quando o desempenho da equipa parece não corresponder à dedicação que lhe dispensam mas isso não é razão para porem em causa tudo o que tem sido bem feito no Clube.

Sejamos críticos, de forma séria, apresentando soluções alternativas que sejam credíveis.

Não tenho muitas dúvidas de que a reacção dos “No Name” no sábado passado foi o resultado da capacidade de um pequeno grupo de adeptos influenciar e mobilizar todos os restantes. Chamo a isso, manipulação!

Somos parte de um Clube tolerante e democrático mas não posso aceitar que uma minoria tente impor, desta forma, as suas ideias.

Viva o Sport Lisboa e Benfica!

2 comentários »

  1. São uma minoria insignificante que, infelizmente, tem a capacidade de se fazer ouvir.
    E digo infelizmente não por discordar do que dizem (e discordo!), mas porque não sabem como o fazer.

    O melhor a fazer: ignorá-los.

    Comentar por kravi — 23/04/2012 @ 09:57

  2. Excelente post. Muito ponderado e inteligente.

    Concordo com a opinião de que os adeptos possam fazer conhecer as suas opiniões discordantes. Mas que o façam de forma cívica e educada, nas Assembleias Gerais do Clube! Gostava, a propósito, de saber quantos dos NN são sócios efectivos do Glorioso e quantos são somente sócios da claque…

    A frustração que sentimos é lógica, uma vez que esta época (tal como a anterior) prometeu imenso e estamos muito próximos de acabar só com a Taça da Liga na mão… Os cinco pontos de avanço que tivemos no Campeonato deixam-nos amargurados se não o vencermos, como tudo parece indicar que vá acontecer…

    Mas isso não é razão para colocar em causa toda a gestão do que tem sido o CLube nos últimos anos! Temos crescido a uma velocidade estonteante e voltámos a estar entre os melhores da Europa pelo terceiro ano consecutivo!

    Acho que é o típico caso de adeptos ficarem mal habituados e desvalorizarem o trabalho de fundo que tem vindo a ser feito – se calhar não estavam cá quando o Benfica lutava pelo 4º e 5º lugares no Campeonato, não pagava os jogadores que comprava e fazia fracas figuras na Europa… Tenham vergonha na cara!

    Não aos “yes-men”, que nunca colocam em causa aquilo que está a ser feito! Mas que o coloquem de forma educada e respeitosa para com quem tanto tem feito em prol do nosso Clube!

    E, por favor, pensem um bocadinho antes de abrir a boca… Tenham um bocadinho de perspectiva no pensamento…

    Viva o Glorioso!

    Comentar por BLA — 23/04/2012 @ 10:00


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Site no WordPress.com.