A Luz dos Aboim

06/05/2012

Morrer na praia…

Filed under: SLB — Etiquetas:, , , , , — Carlos @ 16:17

Incompreensível a forma como a equipa de voleibol do Benfica perdeu ontem em casa, diante do Sporting de Espinho, a oportunidade de se sagrar campeã nacional!

Durante toda a época, os resultados que obtivemos demonstraram que tínhamos a melhor equipa e a mais regular (e certamente o plantel mais caro).

Conquistámos a Supertaça (contra o campeão da época anterior, Fonte Bastardo) e a Taça de Portugal (ao derrotarmos na final a Associação Académica de Espinho) e na primeira volta do Campeonato ficámos brilhantemente (muito brilhantemente) em primeiro lugar com 66 pontos (22 jogos realizados, 22 vitórias, 0 derrotas, 66 sets ganhos e 6 sets perdidos). O Sporting de Espinho foi 3.º classificado, nessa fase, com 49 pontos (22 jogos realizados, 17 vitórias, 5 derrotas, 52 sets ganhos e 24 sets perdidos).

Também é notório que temos uma secção bem organizada e competente, bem como excelentes condições para praticar a modalidade e um dos melhores técnicos nacionais, o Prof. José Jardim.

Pergunto-me então como foi possível desperdiçar esta oportunidade e não consigo encontrar resposta, por mais valor que o adversário possa ter tido nos encontros realizados nesta fase final do Campeonato.

Tenho imenso respeito e consideração pelo Prof. José Jardim que tem desenvolvido um trabalho extraordinário e de grande nível no voleibol do Clube mas não posso concordar com a explicação que deu no final do jogo: “O Sporting de Espinho foi mais feliz neste encontro. Os sets mais equilibrados caíram sempre para o lado deles”.

Bem sei que o factor sorte é determinante em desporto mas competia-nos contrariar essa tendência e liderar o jogo. Ser mais fortes! Ainda para mais, em nossa casa e com o apoio do nosso público!

Sobretudo, era preciso querer ganhar!

Se tínhamos uma equipa com qualidade e todas as condições para ter sucesso, faltou mentalidade ganhadora? Faltou humildade? Faltou o quê, afinal?

A Supertaça e a Taça de Portugal são manifestamente pouco para o que foi investido pelo Clube, nesta modalidade, no escalão de alta-competição!

Espero que este desaire não tenha como consequência destruir o que tem sido bem feito e que permita fazer uma análise profunda e fria do que se passou, de forma a corrigir eventuais erros e proporcionar um futuro mais consistente!

Viva o Sport Lisboa e Benfica!

Anúncios

2 comentários »

  1. Infeliz e incompreensível derrota nesta Final…

    As questões levantadas são todas muitíssimo válidas e importantíssimas de se colocar! O que falhou, mais um vez..?

    Situações destas não podem acontecer, quando fomos, mais uma vez, inequivocamente melhores durante a larguíssima maioria da temporada.

    O trabalho de base parece ter sido bem feito e há anos que construímos equipas muitíssimo competitivas. O que está a falhar nas fases decisivas..?

    É necessária muita reflexão. E corrigir os erros!

    Temo que este desfecho venha a significar o fim de uma era no voleibol do nosso clube. Depois de já termos perdido outras finais nos últimos anos – com particular destaque para estas duas últimas temporadas, com plantéis recheados de craques e com uma inegável vantagem qualitativa para os adversários -, poderemos agora muito bem assistir a uma certa debandada geral dos principais atletas e à falta de condições psicológicas para manter o Prof. Jardim à frente da equipa… Pessoalmente, espero que não. O Prof. Jardim é um profundo conhecedor do Voleibol nacional e far-nos-á falta, caso se vá embora.

    No entanto, não podemos escamotear a falta de capacidade ganhadora das equipas dos últimos anos. Algo tem sido efectivamente mal feito pelo Prof. Jardim e restante equipa. E não se resume a falta de sorte… É necessária muita reflexão e, sobretudo, encontrar soluções!

    Viva o Glorioso!

    Comentar por BLA — 06/05/2012 @ 17:07

  2. Não se percebe, realmente.
    Parece tudo bem feito, muito bem feito aliás. 22 jogos, 22 vitórias, 66 sets ganhos e 6 perdidos?! É magnífico! Mas no final não conta para nada.

    É pena porque a equipa merecia.

    Comentar por kravi — 07/05/2012 @ 19:25


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: