A Luz dos Aboim

11/05/2012

Morreu Bernardo Sassetti 1970-2012

Filed under: Biografias — Etiquetas:, , , , — Carlos @ 17:45

Em consequência de um acidente, faleceu hoje, aos 41 anos, Bernardo Sassetti, pianista e compositor.

Bernardo da Costa Sassetti Pais, conhecido por Bernardo Sassetti, nasceu em Lisboa no dia 24 de Junho de 1970.

Filho mais novo de Sidónio de Freitas Branco Pais e de Maria de Lurdes da Costa de Sousa de Macedo Sassetti era bisneto do ex-Presidente da República, Sidónio Pais.

Começou a estudar piano aos nove anos com a professora Maria Fernanda Costa e, mais tarde, com o professor António Meneres Barbosa, tendo também frequentado a Academia de Amadores de Música.

Posteriormente, dedicou-se ao jazz, tendo estudado com Zé Eduardo, Horace Parlan e Sir Roland Hanna.

Iniciou a sua carreira profissional em 1987, tocando em concertos e clubes com o quarteto de Carlos Martins e o Moreiras Jazztet.

A partir daí participou em festivais com os músicos Al Grey, John Stubblefield, Frank Lacy e Andy Sheppard. Integrado na United Nations Orchestra, tocou, um pouco por todo o mundo, ao lado de Art FarmerKenny WheelerFreddie HubbardPaquito RiveraBenny GolsonCurtis FullerEddie HendersonCharles McPherson e Steve Nelson. Também integrou o quinteto de Guy Barker, tendo gravado com este o CD “Into the Blue” que foi nomeado para os Mercury Awards de 1995 (dez melhores discos do ano). Em Novembro de 1997, também com Guy Barker, gravou “What Love Is”, acompanhado pela Orquestra Filarmónica de Londres e o convidado especial Sting.

Como compositor, destacam-se as suites “Ecos de África”, “Sons do Brasil”, “Mundos”, “Fragments (Of Cinematic Illusion)”, “Entropé” (para piano e orquestra) e “4 Movimentos Soltos” (para piano, vibrafone, marimba e orquestra). Gravou o seu primeiro disco, a solo, “Salsetti”, em 1994 e o segundo disco, “Mundos”, em 1996.

Foi distinguido com o 1.º Prémio Carlos Paredes, pelo seu trabalho “Nocturno”, lançado pela editora Clean Feed em 2002.

Produziu, regularmente, música para cinema, com destaque para a sua participação no filme do realizador Anthony Minguella, O Talentoso Mr. Ripley, no qual gravou, entre outros temas, “My Funny Valentine”, com o actor Matt Damon. Também compôs, em parceria com o trompetista Guy Barker, vários outros temas para a estreia deste filme em várias cidades europeias e dos Estados Unidos.

Os seus mais importantes trabalhos de composição para cinema foram realizados para os seguintes filmes: “Maria do Mar”, de Leitão Barros, “Facas e Anjos”, de Eduardo Guedes, “Quaresma”, de José Álvaro Morais, “O Milagre Segundo Salomé”, de Mário Barroso, “A Costa dos Murmúrios”, de Margarida Cardoso, “Alice”, de Marco Martins, o documentário “Noite em Branco”, de Olivier Blanc e a curta-metragem “As Terças da Bailarina Gorda”, de Jeanne Waltz. Como solista, participou também no filme “Pax”, de Eduardo Guedes e na curta-metragem “Bloodcount”, de Bernard McLoughlan.

Bernardo Sassetti era casado com a actriz Beatriz Batarda de quem teve duas filhas.

Faleceu no dia 11 de Maio de 2012, vítima de acidente.

Perdeu-se um talento, ainda jovem, e a música ficou mais pobre!

foto do fb.

Anúncios

2 comentários »

  1. Bernardo Sassetti morreu após ter caído de uma arriba rochosa no Guincho (arredores de Lisboa), quando tirava fotografias.

    Comentar por Carlos — 11/05/2012 @ 23:42

  2. Acontecimento trágico…

    Pelo talento da pessoa em causa, pela sua juventude e pela forma como tudo aconteceu…

    Comentar por BLA — 12/05/2012 @ 16:38


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: