A Luz dos Aboim

14/07/2012

Há 100 anos

Filed under: Desporto, Efeméride, SLB — Etiquetas:, , , , , , — Carlos @ 17:28

 No dia 14 de julho de 1912, Francisco Lázaro, atleta português com 21 anos, tombou na maratona dos Jogos Olímpicos de Estocolmo, a oito quilómetros do final, e ficou no chão inanimado mas ainda com sinais de vida. Este malogrado benfiquista viria a morrer na madrugada de 15 de julho de 1912, pelas seis horas da manhã.

Francisco Lázaro 1891-1912

“14-07-2012 15:58

Centenário da primeira participação [olímpica] em 1912

Comité Olímpico homenageia benfiquista Francisco Lázaro

Faz 100 anos que faleceu Francisco Lázaro, um dos atletas que fez parte da primeira equipa olímpica portuguesa. Em vésperas da partida para as Olimpíadas de Londres, o Comité Olímpico de Portugal homenageou esses participantes.

 O benfiquista Francisco Lázaro não sabia ler nem escrever, contudo, não lhe faltava em empenho e garra quando corria. Há quem diga até que foi essa determinação desmedida que lhe levou a vida. 

O atleta tinha corrido os primeiros 30 quilómetros da Maratona de Estocolmo quando caiu desmaiado no chão, acabando por falecer nessa madrugada. Na cerimónia comemorativa do centenário da primeira participação lusa nos Jogos, o presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), Vicente Moura, recordou este sábado a tragédia que abalou a comitiva na altura. “É uma homenagem duplamente merecida, pelos 100 anos sobre a morte de Francisco Lázaro e por ter sido primeira participação olímpica portuguesa. Eram seis atletas e houve alguma improvisação, alguma ambição desmedida e o que acabou por acontecer foi uma tragédia”, disse.

Nuno Delgado, actual chefe adjunto da Missão Olímpica para Londres, salientou a importância de recordar quem representou Portugal. “É uma homenagem aos nossos antepassados, a todos nós, porque o movimento olímpico é algo que está dentro do coração de todos os portugueses”, apontou.”

in site oficial do SLB

Boa sorte e bons resultados para todos os elementos da equipa nacional que vão competir este ano nos Jogos Olímpicos de Londres, com uma saudação e carinho especiais para os atletas do nosso Clube que integram a comitiva.

Anúncios

1 Comentário »

  1. O grande Francisco Lázaro sofreu uma insolação e acabou por falecer.

    Fiz um trabalho sobre ele no ciclo preparatório… Sempre cheio de garra, nunca virou a cara à luta, tendo acabado por sofrer as consequências de tal abnegação…

    É e sempre será um marco histórico e importantíssimo para o desporto português.

    Boa sorte para os representantes da nacionais e, em especial, para os atletas do Glorioso que irão estar presentes nessa magnífica jornada que são os Jogos Olímpicos. Memorável!

    Comentar por BLA — 14/07/2012 @ 17:35


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: