A Luz dos Aboim

19/06/2012

18 de Junho de 1950

Filed under: SLB — Etiquetas:, , , , , — Carlos @ 15:55

A Taça conquistada pelo Sport Lisboa e Benfica

Foi há 62 anos que o Benfica conquistou a Taça Latina, ao vencer o Bordéus, por 2-1, no Estádio Nacional, numa final de desempate.

Foi o primeiro grande troféu internacional conquistado pelo Benfica.

O Bordéus esteve a ganhar até perto do final do tempo regulamentar mas 1 golo de Arsénio aos 90 minutos empatou o encontro. Disputaram-se então dois prolongamentos, um de 30 minutos (2 partes de 15 minutos) e outro de 20 minutos (2 partes de 10 minutos), tendo o golo da vitória sido marcado por Julinho, aos 134 minutos.

O percurso da nossa equipa para conquistar a Taça foi o seguinte (todos os jogos disputados no Estádio Nacional):

  • Meia-final (10/06/1950) – SLB 3 – 0 Lazio
  • Final (11/06/1950) – SLB 3 – 3 Bordéus
  • Final de desempate (18/06/1950) – SLB 2 – 1 Bordéus

O Benfica era treinado por Ted Smith e no jogo de 18 de junho alinharam: Bastos, Jacinto, Fernandes, Moreira, Félix, José da Costa, Corona, Arsénio, Julinho, Rogério e Rosário.

O árbitro da partida foi o italiano, Bertolio.

A Taça Latina foi uma das mais prestigiadas competições europeias que teve lugar entre 1949 e 1957. Era disputada no sistema de torneio quadrangular, por clubes de Portugal, Itália, França e Espanha.

No ano de 1953 a prova decorreu no nosso Estádio da Luz mas a equipa portuguesa que a disputou foi o Sporting que era o campeão em título e que viria a classificar-se em terceiro lugar.

O palmarés do nosso Clube nesta competição é o seguinte:

  • 1950 – 1.º lugar
  • 1956 – 3.º lugar
  • 1957 – 2.º lugar

Apesar desta prova não ser reconhecida pela FIFA, porque, segundo aquele organismo, as leis do jogo em vigor na altura não eram aplicadas naquela competição, a Taça Latina teve uma enorme importância pois esteve na génese da criação da UEFA e das competições europeias.

Para os benfiquistas tem especial relevância o facto de termos conquistado esta Taça, por se tratar de uma competição de prestígio com um troféu lindíssimo que reunia excelentes equipas e também por ter consagrado o nosso Clube internacionalmente.

Viva o Sport Lisboa e Benfica!

– 

fotografia de HLA, reprodução autorizada desde que tenha menção do autor.

8 comentários »

  1. Foi a nossa primeira grande conquista internacional! Um troféu de altíssimo prestígio que catapultou o Glorioso para os grandes palcos!

    Os participantes da Taça Latina eram as grandes equipas do sul da Europa. Vencer a competição foi um feito enorme. A Taça é das mais lindas que já vi!

    Viva o Glorioso!

    Comentar por BLA — 19/06/2012 @ 19:10

  2. A taça é realmente linda!
    Foi o início de uma história bonita!

    Comentar por kravi — 08/07/2012 @ 11:34

  3. Boas, sou um wikipedista e gostaria de poder usar esta imagem da Taça Latina no artigo do Sport Lisboa e Benfica na Wikipédia. Gostaria de saber qual o contacto do autor desta foto para lhe pedir autorização para a libertar, sob uma licença livre, necessária para poder carregar a mesma na Wikipédia. Espero a sua resposta. Cumprimentos.

    Comentar por JozeSlb — 22/07/2012 @ 00:49

    • JozeSlb, a reprodução desta foto é autorizada desde que mencione o seu autor (HLA).

      Pedia-lhe ainda o favor de aqui colocar o link para o referido artigo na Wikipédia, para que todos o possamos consultar e apreciar.
      Obrigado pelo interesse.

      Comentar por kravi — 22/07/2012 @ 12:15

      • Muito obrigado desde já. A imagem carregada está no seguinte link —-> http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ta%C3%A7a_Latina_SL_Benfica_HLA.jpg , pode ver se está tudo bem com a licença que coloquei? Tive o cuidado de colocar o nome do autor no nome da imagem (Taça Latina SL Benfica HLA.jpg). Neste momento a imagem está a ser utilizada neste artigo —-> http://pt.wikipedia.org/wiki/Sport_Lisboa_e_Benfica na secção “Titulos no futebol”, todavia pode ser a vir utilizada por outras pessoas noutros artigos, pode ver todos os locais onde é utilizada clicando no primeiro link e indo à secção “Utilização global do ficheiro”, que apresenta uma lista de todos os locais dentro das wikipédias onde a imagem é usada. Agradeço-lhe pela cedencia da imagem, nem imagina o quão dificil é arranjar imagens para os artigos, muito obrigado outra vez. Qualquer problema responda a este comentário que irei tentar resolve-lo o mais rapidamente possivel. Cumprimentos.

        Comentar por JozeSlb — 23/07/2012 @ 03:12

      • Está óptimo.

        Tivemos a oportunidade de visitar a “Eusébio Gold Exhibition” no final do ano passado, no Estádio da Luz, onde tirámos esta e outras fotografias a grande parte dos muitos troféus conquistados pelo Glorioso.
        Se houver mais algum em específico que procura e não encontra, é possível que o tenhamos também.

        Comentar por kravi — 24/07/2012 @ 18:55

      • De momento, a wikipédia não tem nenhuma fotografia dos troféus do campeonato nem de nenhuma das Taças da Liga. Será que conseguem disponibilizar alguma foto desses troféus? Pode ser o início de uma colaboração entre ambas as partes, a wikipédia fica ilustrada e o vosso blog ganha reconhecimento e novas visitas! Cumprimentos.

        Comentar por JozeSlb — 24/07/2012 @ 21:22

  4. PS: Obviamente se tiver permissão para carregar a imagem, o nome do seu autor será mencionado.

    Comentar por JozeSlb — 22/07/2012 @ 00:50


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Create a free website or blog at WordPress.com.